Além do PIX parcelado: Banco Central confirma nova mudança importante aos brasileiros para 2025
28/08/2025 às 17h45

O Banco Central anunciou que, além da possibilidade do PIX parcelado, uma nova mudança importante no sistema está confirmada ainda para 2025. A novidade promete trazer mais segurança e praticidade para milhões de brasileiros que usam o meio de pagamento em sua rotina.
Segundo divulgado oficialmente pelo Banco Central, o PIX terá regras mais claras para devolução de valores em casos de golpes ou fraudes. Dessa forma, o MED (Mecanismos Especial de Devolução) passa a ser 100% digital e dispensa o atendimento humano. Além da praticidade na tratativa, que facilitará a contestação de transações, o processo ficará mais rápido.
A expectativa é que o novo sistema entre em vigor ao longo de 2025, padronizando e agilizando procedimentos. Cada banco participante vai incluir a funcionalidade em seu menu voltado ao PIX.
E ainda tem mais mudança? Tem sim!
Atualmente, a vítima transfere o dinheiro para a conta fraude e este dinheiro é rapidamente movimentado para uma nova conta, impedindo o estorno em caso de contestação.
Leia também:

Banco Central crava 6 novidades que vão revolucionar o PIX

Novas regras do Banco Central para o PIX pelo celular começam em breve; prepare-se

Nova decisão faz bancos emitirem alerta de golpe do PIX e vai atingir em cheio os brasileiros
Com a nova regra, o caminho deste dinheiro será melhor rastreável e pode ser estornada ao usuário, mesmo que ocorra movimentação entre diferentes contas.
Quais meses essas mudanças vão valer?
O atendimento 100% digital entrará em vigor a partir de 1 de outubro de 2025. Já o rastreamento melhorado das movimentações entre contas começa a valer em 23 de novembro de 2025 de forma opcional e em fevereiro de 2026 de forma obrigatória.
Por que essas mudanças são importantes aos brasileiros?
O PIX caiu no gosto popular e se tornou um dos principais meios de pagamento do Brasil. Entretanto, com o aumento da popularidade, também cresceram os relatos de golpes e fraudes. Então, a nova medida chega para trazer mais confiança, reduzir prejuízos e tornar o processo mais rápido e fácil.