VOLTOU ATRÁS?

Nova decisão na Revisão da Vida Toda pega idosos do INSS de surpresa

Aposentados do INSS se surpreendem com decisão envolvendo a Revisão da Vida Toda do INSS (Foto Reprodução/Montagem/Hora do Benefício/Lennita/Canva)

Aposentados do INSS se surpreendem com decisão envolvendo a Revisão da Vida Toda do INSS (Foto Reprodução/Montagem/Hora do Benefício/Lennita/Canva)

Mudança no julgamento da Revisão da Vida Toda surpreende aposentados do INSS nesta quarta-feira (28)

E milhares de idosos brasileiros, a maioria aposentados do INSS, foram surpreendidos por uma nova reviravolta no julgamento da tão famigerada Revisão da Vida Toda.

Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) retirou o processo da pauta da sessão presencial prevista para esta quarta-feira, 28 de maio, e remarcou o julgamento para ocorrer no plenário virtual da Corte, entre os dias 6 e 13 de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A alteração pegou de surpresa esses segurados e advogados, reacendendo dúvidas sobre os direitos previdenciários e o futuro de quem ainda esperava uma decisão favorável.

Pensando nisso, a equipe especializada em direitos previdenciários do Hora do Benefício, com base em informações publicadas pela Folha de S.Paulo, traz abaixo mais detalhes sobre essa mudança e os impactos que ela pode significar na vida de milhares.

Nova decisão sobre a Revisão da Vida Toda surpreende aposentados do INSS (Foto Reprodução/Montagem/Internet)

O que é a Revisão da Vida Toda do INSS e por que ela é tão importante?

Em suma, a Revisão da Vida Toda é uma ação judicial em que aposentados pedem a inclusão de todas as contribuições previdenciárias realizadas ao longo da vida laboral — inclusive aquelas feitas antes de julho de 1994, quando foi criado o Plano Real.

LEIA TAMBÉM!

Pela regra atual, o INSS desconsidera esses pagamentos mais antigos no cálculo do benefício.

Essa tese defende que todos os salários de contribuição, independentemente da moeda vigente, devem compor a média utilizada para calcular a aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mudança pode beneficiar especialmente trabalhadores que recebiam altos salários antes da estabilização monetária.

O STF retirou o processo da pauta da sessão presencial prevista (Foto: Reprodução/ Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Cronologia da Revisão da Vida Toda:

Por que o julgamento virtual da Revisão da Vida Toda do INSS preocupa aposentados e advogados?

A transferência do julgamento do plenário físico para o ambiente virtual preocupa especialistas em Direito Previdenciário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, no julgamento virtual, os ministros votam individualmente, sem debate oral ou possibilidade de questionamento entre pares.

O que reduz drasticamente as chances de reavaliação de argumentos.

Além disso, tende a consolidar posições previamente adotadas.

A advogada Adriane Bramante, conselheira da OAB-SP e do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), afirma que a tese já não encontra espaço no Judiciário.

Adriane Bramante, conselheira da OAB-SP e do IBDP (Foto: Reprodução/OAB-SP)

De acordo com ela, o que está em jogo agora é a modulação dos efeitos da decisão.

Ou seja, a definição precisa indicar quais situações concretas ainda recebem proteção, como as dos aposentados que já receberam valores ou que entraram com ação antes da mudança de jurisprudência.

Quem já entrou com a ação da Revisão da Vida Toda tem chances?

Em tese, para os aposentados que já moveram ações judiciais e cujos casos ainda não transitaram em julgado, existe uma última esperança.

O advogado João Badari, do escritório Aith, Badari e Luchin, afirma que o Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários) pediu ao STF que reconheça o direito à revisão para esses segurados.

O argumento é de que houve overruling, ou seja, reversão de jurisprudência, e que, nesses casos, a segurança jurídica exige proteção aos que confiaram na decisão anterior do STF, aprovada em 2022.

A expectativa é que a Corte module os efeitos da decisão para evitar prejuízos irreparáveis a essas pessoas.

A decisão ainda traz esperança para uma possível mudança favorável aos aposentados do INSS (Foto: Reprodução/Internet)

Conclusão:

Em suma, a decisão de transferir o julgamento para o plenário virtual consolida o fim da Revisão da Vida Toda como esperança para milhares de aposentados.

A mudança de entendimento do STF torna definitiva a exclusão das contribuições anteriores a 1994.

Especialistas ainda aguardam uma decisão sobre a modulação dos efeitos para proteger quem já havia obtido decisões favoráveis.

Para os demais, o caminho jurídico está fechado, e a orientação agora é não entrar com novas ações. Mas, para saber mais informações do INSS, clique aqui. *

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino-americanas e mundiais. A arte é o que me move... Atualmente, escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile